11 de dez. de 2013

A importância do treino teórico
Uma proposta de jogo bem definida é fundamental para que a equipe consiga ter uma evolução mesmo com tempo de treino bastante reduzido


O calendário do futebol brasileiro tem dificultado muito a preparação das equipes na questão treinamentos. Para as equipes que disputam o Campeonato Brasileiro das séries A e B, com os Estaduais no início da temporada, os treinamentos com tempo para desenvolver e melhorar o grupo estão cada vez mais difíceis. É uma competição seguida da outra.

Assim, quem não acertou sua equipe no Estadual, consequentemente encontrará dificuldade no Nacional, já que os jogos são disputados a cada três dias basicamente e em cidades distantes que exigem viagens longas, fazendo com que o tempo para treinamento passe a ser muitas vezes estritamente com objetivo de recuperar os atletas e não de melhorar os aspectos físicos, técnicos e táticos.

O planejamento tem que ser feito de uma maneira muito detalhada, atento a todos os fatores que podem fazer com que o trabalho não tenha êxito durante o campeonato.

Uma proposta de jogo bem definida é fundamental para que a equipe consiga ter uma evolução mesmo com tempo de treino bastante reduzido. Somente dessa forma será possível conseguir resultados, considerando todos os fatores que vão acontecer durante a competição: as lesões, os cartões, e até mesmo a saída de jogadores, podem dificultar ainda mais a preparação, e principalmente, a evolução da equipe na competição.

Os técnicos não podem mais ficar pensando onde vai ser o jogo, se em casa ou fora, contra qual adversário - é necessário à equipe ter uma proposta de jogo definida e conseguir que todos os jogadores do elenco estejam integrados nessa proposta. Assim, a qualquer momento que houver necessidade de troca de jogadores por algum motivo, a equipe mantém o nível de jogo e desempenho durante as partidas.

Passamos então a considerar o lado teórico do futebol um novo caminho para os técnicos conseguirem fazer com que suas equipes assimilem as suas ideias e consigam ganhar tempo - o que não se tem mais para ir ao campo.

Em toda e qualquer viagem que for possível ter acesso a uma televisão e um aparelho de DVD deve ser aproveitada de forma a passar informações para os jogadores, e estes também tem de aumentar a capacidade de auto-análise, de estudo e leitura de jogo, fazendo com que todos estejam numa mesma linha de raciocínio, facilitando as correções e melhoras do ataque e defesa da equipe.

A preocupação tem que ser primeiramente com a sua equipe, sendo organizada na defesa e no ataque. Juntando com a qualidade dos jogadores, conseguirá enfrentar todos os adversários de diferentes níveis com a mesma qualidade e consistência, seja jogando em casa ou fora, ficando o fator torcida como motivação somente para somar e não fazer a diferença. A diferença tem que ser o futebol apresentado dentro de campo.

O treinamento teórico passa a ser fundamental. Informações com recursos audiovisuais, explorando um dos cinco sentidos do ser humano que é o visual. O atleta terá que se acostumar com essa nova forma de treinamento para compensar a falta de tempo de ir para o campo treinar de forma prática.

Por isso toda forma de jogar e se posicionar terá que estar muito bem definida, para que os técnicos consigam realmente fazer correções no ataque e na defesa através das aulas teóricas e analises com os DVDs.

É apostando nessa nova maneira de treinar que os técnicos, juntos com os jogadores, vão superar a falta tempo, deixando as desculpas pelas derrotas para a falta de proposta de jogo, ou até mesmo por alguns momentos de desatenção, onde uma bola parada leva uma equipe à vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário